Faire suivre

Présentation du Fonds en portugais

Resumo do documento sobre o Fundo Roberto Cimetta

 

 

O Fundo Roberto Cimetta é uma associação internacional, sem fins lucrativos, criada em 1999 para responder rápida e directamente aos artistas e operadores culturais desejosos de viajar a través da região Euro-Mediterrânica, mais concretamente no mundo árabe, com o objectivo de desenvolverem projectos de intercâmbios artísticos e culturais, individuais ou colectivos, no âmbito das artes dos dias de hoje.

 

As colectividades territoriais, as capitais europeias da cultura, as fundações, e os ministérios que visam favorecer a produção artística e o desenvolvimento ao nível local nos países do mundo árabe e dos Balcãs, recorrem aos Fundos Roberto Cimetta para a sua investigação internacional, no domínio da cooperação cultural, com o objectivo de construírem parcerias duradoiras.

 

A nossa acção é baseada na reciprocidade e na igualdade de intercâmbio, permitindo que os artistas e profissionais da cultura se inscrevam numa linha de diálogo e encontros reais e concretos propícios à vivacidade artística num processo de experimentação. Comprometemo-nos a fornecer acesso igual à mobilidade multidireccional e multidisciplinar em todo o território euro-mediterrânico,  e através do mundo árabe, do Magreb até ao Golfo da Arábia. Concebemos a mobilidade como ir/voltar onde o impacto do benefício, directo ou indirecto, tenha lugar no regresso do candidato ao seu país. Apoiar essa mobilidade em todos os territórios, permite contrabalançar a tendência de concentração nas zonas privilegiadas, e de salvaguardar a criatividade e produção aos níveis local, regional e nacional.

 

O nosso papel prende-se também com a identificação das prioridades em termos de políticas e financiamentos, e a acção junto dos decisores políticos e das instituições nacionais e internacionais.

O Fundo decidiu criar uma plataforma regional reagrupando todos os beneficiários, parceiros e representantes da sociedade civil activos no plano cultural. Esta plataforma permitirá o intercâmbio tendo em conta as necessidades, e propor processos multilaterais, a longo prazo.

 

Assim, a nossa acção insere-se plenamente nos objectivos da “Agenda Europeia da cultura na era da globalização”, a saber: a promoção da cultura e da mobilidade como elementos indispensáveis nas relações exteriores da União Europeia.

De entre os membros do Conselho de Administração encontra-se António Pinto Ribeiro, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.

 

O Fundo é apoiado pela Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 (entre outros).

 

Parcerias com autoridades locais: Guimarães 2012 (entre outros).

 

O Fundo Roberto Cimetta propõe a realização de encontros entre profissionais que permitam o confronto de experiências e “know how” relativamente a questões artísticas regionais no Mediterrâneo.

 



Fonds Roberto Cimetta

c/o ONDA
13 bis rue Henri Monnier
75009 Paris - France
T +33 145 26 33 74

Facebook

Archives

2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011

Newsletter